Por que Jesus Veio ao Mundo?
Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.
LUCAS, 19:10
VIMOS que a existência do pecado é o fato mais terrível e o mais devastador do universo. A causa de todos os problemas, a raiz de todo o sofrimento, o terror de todos os homens reside nesta única palavra — pecado. Ele deformou a natureza do homem. Destruiu a harmonia interior da vida humana. Despojou o homem de sua nobreza. Fez com que o homem fosse apanhado na armadilha do diabo.
Todas as confusões mentais, todas as doenças, todas as perversões, toda destruição, todas as guerras encontram sua raiz original no pecado. Ele produz a loucura no cérebro e o veneno no coração. A Bíblia o descreve como uma doença mortal que exige uma cura radical. É um tornado à solta. É um vulcão em erupção. É um louco que fugiu do asilo. É um bandido à espreita. É um leão que ruge buscando a presa. É um raio caindo na terra. É a areia movediça tragando o homem. É um câncer mortal destruindo as almas dos homens. É uma torrente enfurecida que devasta tudo que encontra. É um esgoto de corrupção que contamina todos os domínios da vida.
Mas, como já disse alguém, "O pecado pode afastá-lo da Bíblia ou a Bíblia pode afastá-lo do pecado."
Há séculos, o homem está perdido na escuridão espiritual, ofuscado pela doença do pecado, andando às cegas — tateando, buscando, procurando alguma saída. O homem precisava de alguém que pudesse tirá-lo da confusão mental e do labirinto moral, alguém que pudesse abrir as portas da prisão e resgatá-lo da tutela do diabo. Homens com corações famintos, mentes sedentas e ânimos aba-tidos mantiveram em vão os olhos abertos e os ouvidos atentos. Enquanto isto, o diabo pensava com satisfação em sua grandiosa vitória no Jardim do Éden.
Desde o homem primitivo, passando pelas poderosas civilizações do Egito, Grécia e Roma, homens desnorteados se fizeram a mesma pergunta: "Como posso escapar? Como posso ser melhor? O que posso fazer? Que caminho devo tomar? Como posso me livrar desta terrível doença? Como posso deter o avanço desta torrente? Como posso fugir da confusão em que me encontro? Se há um caminho, como encontrá-lo?"
A Resposta da Bíblia
Já vimos como a Bíblia ensina que Deus era um Deus amoroso. Ele queria fazer algo pelo homem. Queria salvar o homem. Queria libertar o homem da maldição do pecado. Como poderia fazer isto? Deus era um Deus justo. Era justo e santo. Prevenira o homem desde o início que se obedecesse o diabo e desobedecesse a Deus, teria a morte física e espiritual. O homem desobedeceu a Deus de maneira deliberada. O homem tinha que morrer, ou Deus seria um mentiroso, pois Deus não poderia Se desdizer. Sua própria natureza não Lhe permitia mentir. Tinha que manter a Sua palavra. Portanto, quando o homem desobedeceu deliberadamente a Deus, foi banido de Sua presença. Escolheu deliberadamente seguir o caminho do diabo.
Tinha que haver outro caminho, pois o homem estava inevitavelmente envolvido e irremediavelmente perdido. A própria natureza do homem estava invertida. Ela fazia oposição a Deus. Muitos até negavam a existência de Deus, tão ofuscados estavam pela doença que os acometia.
Mas mesmo no Jardim do Éden, Deus insinuou que faria algo a esse respeito. Ele advertiu o diabo e prometeu ao homem: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênese, 3:15). "E tu lhe ferirás o calcanhar" — aqui estava um raio de luz do paraíso. A cabeça refere-se a um ferimento permanente; o calcanhar, a um ferimento temporário. Aqui estava uma promessa. Aqui estava algo a que o homem poderia se agarrar. Deus estava prometendo que algum dia viria um Redentor, viria um Salvador. Deus deu esperança ao homem. Durante séculos, o homem se agarrou a este único resquício de esperança!Isto não foi tudo. Houve outras ocasiões nos milênios da história em que outros raios de luz vieram do céu. Em todo o Velho Testamento, Deus prometeu ao homem a salvação se, pela fé, ele acreditasse na vinda do Redentor. Portanto, Deus começou a ensinar a Seu povo que o homem só poderia ser salvo por substituição. Outra pessoa teria que pagar a pena pela redenção do homem.
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