Por que Jesus Veio ao Mundo?

Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.
LUCAS, 19:10

VIMOS que a existência do pecado é o fato mais terrível e o mais devastador do universo. A causa de todos os problemas, a raiz de todo o sofrimento, o terror de todos os homens reside nesta única palavra — pecado. Ele deformou a natureza do homem. Destruiu a harmonia interior da vida humana. Despojou o homem de sua no­breza. Fez com que o homem fosse apanhado na armadilha do diabo.
Todas as confusões mentais, todas as doenças, todas as perver­sões, toda destruição, todas as guerras encontram sua raiz original no pecado. Ele produz a loucura no cérebro e o veneno no coração. A Bíblia o descreve como uma doença mortal que exige uma cura radical. É um tornado à solta. É um vulcão em erupção. É um lou­co que fugiu do asilo. É um bandido à espreita. É um leão que ruge buscando a presa. É um raio caindo na terra. É a areia movediça tragando o homem. É um câncer mortal destruindo as almas dos homens. É uma torrente enfurecida que devasta tudo que encontra. É um esgoto de corrupção que contamina todos os domínios da vida.
Mas, como já disse alguém, "O pecado pode afastá-lo da Bí­blia ou a Bíblia pode afastá-lo do pecado."
Há séculos, o homem está perdido na escuridão espiritual, ofus­cado pela doença do pecado, andando às cegas — tateando, bus­cando, procurando alguma saída. O homem precisava de alguém que pudesse tirá-lo da confusão mental e do labirinto moral, alguém que pudesse abrir as portas da prisão e resgatá-lo da tutela do dia­bo. Homens com corações famintos, mentes sedentas e ânimos aba-tidos mantiveram em vão os olhos abertos e os ouvidos atentos. En­quanto isto, o diabo pensava com satisfação em sua grandiosa vitó­ria no Jardim do Éden.
Desde o homem primitivo, passando pelas poderosas civiliza­ções do Egito, Grécia e Roma, homens desnorteados se fizeram a mesma pergunta: "Como posso escapar? Como posso ser melhor? O que posso fazer? Que caminho devo tomar? Como posso me li­vrar desta terrível doença? Como posso deter o avanço desta tor­rente? Como posso fugir da confusão em que me encontro? Se há um caminho, como encontrá-lo?"

A Resposta da Bíblia

Já vimos como a Bíblia ensina que Deus era um Deus amoro­so. Ele queria fazer algo pelo homem. Queria salvar o homem. Que­ria libertar o homem da maldição do pecado. Como poderia fazer isto? Deus era um Deus justo. Era justo e santo. Prevenira o ho­mem desde o início que se obedecesse o diabo e desobedecesse a Deus, teria a morte física e espiritual. O homem desobedeceu a Deus de maneira deliberada. O homem tinha que morrer, ou Deus seria um mentiroso, pois Deus não poderia Se desdizer. Sua própria nature­za não Lhe permitia mentir. Tinha que manter a Sua palavra. Por­tanto, quando o homem desobedeceu deliberadamente a Deus, foi banido de Sua presença. Escolheu deliberadamente seguir o cami­nho do diabo.
Tinha que haver outro caminho, pois o homem estava inevita­velmente envolvido e irremediavelmente perdido. A própria nature­za do homem estava invertida. Ela fazia oposição a Deus. Muitos até negavam a existência de Deus, tão ofuscados estavam pela doença que os acometia.
Mas mesmo no Jardim do Éden, Deus insinuou que faria algo a esse respeito. Ele advertiu o diabo e prometeu ao homem: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu des­cendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gê­nese, 3:15). "E tu lhe ferirás o calcanhar" — aqui estava um raio de luz do paraíso. A cabeça refere-se a um ferimento permanente; o calcanhar, a um ferimento temporário. Aqui estava uma promes­sa. Aqui estava algo a que o homem poderia se agarrar. Deus esta­va prometendo que algum dia viria um Redentor, viria um Salvador. Deus deu esperança ao homem. Durante séculos, o homem se agar­rou a este único resquício de esperança!Isto não foi tudo. Houve outras ocasiões nos milênios da his­tória em que outros raios de luz vieram do céu. Em todo o Velho Testamento, Deus prometeu ao homem a salvação se, pela fé, ele acreditasse na vinda do Redentor. Portanto, Deus começou a ensi­nar a Seu povo que o homem só poderia ser salvo por substituição. Outra pessoa teria que pagar a pena pela redenção do homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimidade Gerando Identidade

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor

Quem é Deus no seu namoro?