Intimidade Gerando Identidade

Andando com uma pessoa muitas vezes, passamos a ter ações semelhantes ás da mesma. Quanto mais você andar com Deus, mais parecido com Ele você ficará.
Ser íntimo com Deus é conhecer a Sua Palavra, ser um adorador e apresentar uma vida freqüente e assídua de oração.
Pedro, Tiago e, principalmente, João eram mais íntimos com Jesus e por isso a precisa identidade de Jesus foi revelada a eles (Mt 17.1-8). Depois disto, no versículo 8 diz: “Então eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão a Jesus”. Quando você conhecer a identidade de Deus, você assumirá em você a sua identidade, de Filho dEle e não atentará mais para o que o mundo lhe oferece, porque seus olhos e a sua particular atenção estarão no Mestre.
Tal acontecimento gerou temor nos discípulos e a Palavra do Senhor diz que “a intimidade do Senhor é para os que O temem” (Sl 25.14).
A Bíblia nos mostra várias pessoas que tinham uma vida íntima com Deus, alguns inclusive eram jovens também, como nós, mas em todos vamos observar que havia o temor do Senhor.
Veja os versículos seguintes:
“O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal” (Pv 8.13).
“Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa, mas pelo temor do Senhor, os homens evitam praticar o mal” (Pv 16.6).
Temer a Deus não é possuir medo. É reverenciar ao Senhor, é simplesmente e resumidamente amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia.
Muitos jovens estão presos ao pecado, desejando se libertar, mas não conseguem. Tentam, se esforçam, desejam, mas não estão obtendo êxito porque não o estão aborrecendo. Tal ação pecaminosa ainda gera prazer e satisfação neles.
Jovem, saiba que você só deixará de pecar e se libertará de um vício pecaminoso que o prende quando odiar, enojar e abominar tal ação.
Tenha nojo do pecado. “Deteste o mal e apegue-se ao bem” (Rm 12.9). “Não deixe a mal lhe vencer, mas vença o mal com o bem” (Rm 12.21). Você precisa ter prazer em Deus e na Sua Palavra, só assim odiará errar.
Só assim você vai ter intimidade com o Pai, maior sede de buscá-Lo acima de tudo e andará com Deus, assumindo a sua verdadeira identidade e vivendo para cumprir os planos do Pai para sua vida.
Ande com Deus e seja perfeito, como Perfeito Ele é (Gn 17.1).
Andar com Deus é sempre reconhecer a presença dEle em nossas vidas, dependendo totalmente do pai, Ele sendo nossa prioridade. É viver a vida de adorador que Jesus restaurou para nós na cruz.
Andar com Deus é estar orando em outras línguas diariamente. É também se conscientizar que mesmo errando você deve ser rápido para se arrepender, e o Pai o perdoará.
Andar com Deus é viver seguro, sem medo, sem entristecer-se por causa de problemas, mas entregá-los ao Pai. Andar com Ele é ser ousado sempre, e nunca se atemorizar com as más notícias, pois O Maior está em você.
Enfim, andar com Deus é viver sabendo que tem um Pai que cuida de você e que quer ser mais e mais seu amigo. Ele é real e almeja ser mais íntimo conosco.
Quando conhecemos Deus intimamente, O mesmo se torna para nós o que Ele quer sempre ser: Nosso tudo.
Deus sempre deseja que a nossa dependência e total esperança esteja nEle (I Tm 6.17), não só agora, mas para toda a eternidade (I Co 15.19).
Quando Deus é tudo para nós, somos tudo que Ele precisa para manifestar a Sua Glória e o Seu Poder incomparável e sobrenatural aqui na terra.
Nós precisamos fazer como Jô fez, e falarmos a Deus: “Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos Te vêem” ( ô 12.5).
Quem é Deus para você? Será que apenas informação ou revelação? Você O conhece de ouvir falar ou de com Ele andar?
Jovem, “prove e veja que o Senhor é Bom” (Sl 34.8).
Conheça quem deus é, e você saberá quem você foi criado para ser, de onde veio e para onde vai, e cumprirá o propósito para o qual você foi criado, que é refleti-Lo aqui na terra.
Veja a parte final do versículo abaixo, cujo contexto fala sobre o amor que é o fruto conseqüente da prática da Palavra de Deus e é por ele que refletimos Deus para as pessoas:
“... pois segundo Ele é, assim nós somos neste mundo.” (I Jo 4.17).
Com isto eu entendo porque Jesus falou que sobre a confissão de Pedro de que Ele era o Cristo e O Filho do Deus Vivo (Mt 16.16), edificaria a igreja. Aquele discípulo sabia quem Jesus era, então, sabia quem ele mesmo era também.
Cristo significa Enviado Ungido. Nós também somos filhos do Deus Vivo e enviados por Ele, capacitados pela Sua unção. Viemos dEle e viveremos eternamente com nosso Pai. Essa é a nossa identidade: filhos.
Jesus disse que “o filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o pai, porque tudo o que este fizer o filho semelhantemente o faz” (Jo 5.19).
Precisamos ver o Pai fazer, por isso é necessário ser íntimo com Ele e conhecê-Lo como Ele realmente É, através da Sua Palavra.
Quando estivermos vendo Deus pela intimidade, comunhão e adoração, nós poderemos, como Filipe chamou Natanael, chamar as pessoas dizendo: “eu O vi, venham e vejam” ( Jo. 1.46).
Lembre-se de que Filipe havia reconhecido quem Jesus era (Jo 1.45). Jovem, convide o mundo para ver Jesus em você, através de suas ações decorridas da intimidade com Ele.
Marta disse: “Tu És o Cristo, o Filho do Deus vivo, que devias vir ao mundo” (Jo 11.27) e depois falou para Maria: “O Mestre chegou e te chama” (v. 28).
Adolescente e jovem, nós precisamos chamar as pessoas para verem o nosso Mestre, e a nossa conduta de vida será o convite para elas.
Meu desejo é que você ande mais e mais em intimidade com Deus, através de uma vida de consagração, entrega e separação para Ele poder usá-lo, capacitando-o para dizer às pessoas no mundo: “Venham para Jesus, pois Ele chegou através de mim e as chama”.
Os ímpios que o verão e o ouvirão, falarão para você: “Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que Este É verdadeiramente o Salvador do mundo” (Jo 4.42).
Deus, sendo o seu Tudo através da sua intimidade com Ele, aonde você chegar, o Senhor chegará também, porque Jesus estará reinando em você, e a sua vida refletirá a Glória do Rei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você, Deus e a sua família

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor