A Adoração e o Enchimento do Espírito.

Todos devem ser cheios pelo Espírito18, mensageiro divino da Palavra viva de Deus (Ef 5.18). Em uma passagem paralela de Colossenses, Paulo diz: "Habite ricamente em vós a palavra de Cristo" (3.16), dando a entender que a plenitude do Espírito significa ouvir e receber profundamente a mensagem que Cristo está dando à sua igreja
O primeiro resultado da comunicação do Senhor pelo Espírito será "falando entre vós com salmos". Pela música e a Palavra inspirada destacam-se as partes do culto para encorajar os irmãos (Ef 5.19).
Uma experiência mística, particular, não é o ideal, nem seria essa a evidência de alguém ter sido galardoado com a plenitude do Espírito. O ser cheio é demonstrado pelo relacionamento amável que ocorre entre os irmãos na comunidade.19
Colossenses nos chama à atenção o fato de que "salmos, hinos e cânticos espirituais" são os meios de louvor a Deus (3.16). Sem dúvida, tudo quanto glorifica ao Senhor, edifica os que se reúnem devidamente preparados para escutar o Cabeça, Jesus Cristo.
A segunda evidência de uma igreja cheia do Espírito é a sua adoração espontânea por meio do louvor e gratidão por tudo "em nome do nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 5.19-20). O louvor que sai "do coração" mostra como o Espírito exprime a alegria no Senhor daqueles que verdadeiramente têm ouvidos para ouvir o que o Espírito diz à igreja.
Em terceiro lugar, há a evidência do Espírito enchendo a igreja pela submissão "uns aos outros no temor de Cristo" (Ef 5.21). Quem ouve a mensagem do Senhor comunicada pelos irmãos que vivem em plena submissão ao Espírito, não acha difícil se submeter a eles. Jesus se identifica com a igreja obediente. Ele faz com que sua voz seja ouvida pelos lábios dos irmãos. Se não quisermos desobedecer a Cristo, cabe-nos a sujeição a uma mútua cooperação, isto ê, um irmão atendendo ao outro. Esposas tornam-se submissas aos maridos (o texto original não repete o verbo "sujeitando-vos" usado nos vv.21, 22) e estes tratam suas mulheres com amor (agapē) como Cristo trata Sua igreja - corpo (vv.25-29).
Colossenses apela para que tudo (palavra e ação) seja feito "em nome do Senhor Jesus" (3.17). A adoração oferecida em reunião na igreja deve transformar a vida de todos os membros. "Em nome do Senhor" significa que cada palavra e ação nas divisões dos atos específicos de culto deverão ter o endosso de Jesus Cristo. Como Jesus Cristo é "a expressão exata do seu Ser" (Hb 1.3), o que o corpo de Cristo diz e faz deve revelar claramente que Deus está falando, e Seu povo está escutando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimidade Gerando Identidade

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor

Quem é Deus no seu namoro?