O conhecimento de Sua vontade

Este é um problema que incomoda a maioria do povo de Deus; como saber a vontade do Pai.
A vontade do Pai é revelada na Palavra. Jesus disse, “Eu desci do céu não para fazer minha própria vontade, mas a vontade dAquele que me enviou”.
Jesus conhecia qual era a vontade do Pai. Ele disse, “Eu sempre faço as coisas que lhe agradam”.
Paulo disse em 2 Coríntios 5 que Ele fez disso Seu negócio para agradar ao Pai.
Se Jesus pôde agradar o Pai e fazer Sua vontade, se Paulo pôde agradar o Pai, conhecer Sua vontade e fazê-la, então é possível para nós também fazê-la.
Quais os fundamentos para ter garantia? Em primeiro lugar temos Sua mente e Sua vontade na Palavra.
Se examinarmos a Palavra diligentemente, permitindo que o Espírito nos guie nela, nós chegaremos ao crescimento e desenvolvimento espiritual através de constantes meditações na Palavra onde Sua vontade será uma consciência inconsciente em nós.
Ele disse, “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo, instrui-vos, admoestai-vos”.
Paulo disse a Igreja de Efésios quando ele se despediu dela, “Eu vos recomendo pela Palavra de Sua graça que é capaz de vos admoestar e vos dar a herança entre aqueles que são santificados”.
Colossenses 1.9, “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da Sua vontade, em toda sabedoria espiritual”.
A palavra “conhecimento” vem da palavra grega “epgnosis” que significa conhecimento correto, conhecimento pleno, completo. Nós temos que estar cheios com conhecimento correto e então Ele nos dá sabedoria para usar esse conhecimento perfeito.
Alguém diz, “Não parece crível que possamos ter um conhecimento perfeito. Por que não podemos? Nós temos uma revelação perfeita da Sua vontade”.
A Bíblia é um livro perfeito. O Espírito Santo é um professor perfeito. Nós somos novas criações perfeitas, criadas em Cristo Jesus.
Nós temos uma justiça perfeita. Temos um relacionamento perfeito. Ele diz que nós nos tornamos participantes da plenitude de Cristo.
“De Sua plenitude temos todos nós recebido graça sobre graça”.
Nossa redenção é perfeita, redenção completa que encontra casa necessidade humana e responde cada desafio da plenitude divina.
Se isso é verdade, eu não sei porque nós não podemos ter conhecimento completo. Eu quero que você perceba em João 1.37-38, nós somos nascidos “de cima”.
O novo nascimento não é uma obra de psicologia ou de filosofia humana ou de capacidade humana.
Nós somos nascidos “não de coisas corruptíveis, mas de incorruptíveis da Palavra de Deus que vive e habita”.
Tiago nos conta que Ele cria para nós Sua própria vontade.
João 1.13, “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, mas de Deus”.
A nova criação é a obra do Espírito Santo através da Palavra. É uma obra perfeita.
Ela nos faz completos nEle. “Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Se você que lê isso pode aceitar a Palavra, você começará a florescer e dar frutos de alegria e paz que você nunca conheceu.
Nós temos pregado por tantos anos que somos pobres, criaturas miseráveis, que somos indignos e incapazes e as Escrituras que foram escritas aos judeus quando eles estavam em apostasia são aplicadas à Igreja – e também as Escrituras aos não regenerados são aplicadas a Igreja, até a Igreja ter um complexo de inferioridade com relação ao pecado.
Isso tem sido vivido na esfera da consciência de pecado, e o sentimento de indignidade tanto tempo que a Palavra tem pouco efeito.
Nós queremos trazer isto para você hoje. A Palavra é uma mensagem perfeita. Você deve ter um conhecimento perfeito da vontade do Pai.
Seria interessante olhar essas Escrituras.
Efésios 1.17, “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle”.
Não é o conhecimento dos sentidos, mas o conhecimento dEle e o Espírito guiará o seu coração a isso.
Efésios 4.13, “Até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, a perfeita varonilidade, a medida de estatura da plenitude de Cristo”.
Há um conhecimento pleno e completo o qual nós vamos crescer.
Esta expressão ocorre 12 ou 14 vezes no Novo Testamento, especialmente nas Epístolas.
Isso tem me levado a crer que o Pai quer que nós conheçamos Sua vontade.
Colossenses 1.12 (Tradução Rotherham), “Dando graças ao Pai que nos tem dado a capacidade de desfrutar nossa parte da herança dos santos na luz”.
A palavra grega “dunamis” traduzida “poder” significa capacidade.
Deus tem nos dado Sua capacidade para conhecer Sua vontade para saber qual é a nossa parte na herança dos santos na luz.
Nós temos a capacidade. É a capacidade dada por Deus. Nós temos o Espírito Santo que Jesus disse que nos guiaria a toda verdade.
Ele é o nosso Professor, nosso Guia, nosso Instrutor que habita em nós. Eu não consigo ver onde há algum motivo para nós vivermos em fraqueza, falha e ignorância da vontade do Pai e de nosso lugar e posição em Cristo e de nossos direitos e privilégios.
Nós não temos mais direito de desonrar o Pai e desonrar a Jesus do que Jesus teve quando Ele andou aqui na terra.
Somos os filhos e as filhas de Deus. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
Temos privilégios e direitos na família.
O primeiro privilégio é fazer o coração do Pai contente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimidade Gerando Identidade

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor

Quem é Deus no seu namoro?