O poder de Deus nos corações.

Eu li, também, passagens que revelam o poder de Deus para mudar o coração das pessoas.
Deus teve poder para fazer do tímido Moisés um líder (Êx 3,4), para abrandar o coração cruel de Faraó (Êx 11.1-8), para impedir o desanimado Elias de desistir (1 Rs 19.15), para transformar o fanático perseguidor Saulo no apóstolo viajante (At 9.1-31).
Voltando ao apóstolo Pedro, vemos a tremenda diferença que o poder de Deus fez na vida dele. Na prisão, ele se encontrava tão cheio de fé e de paz que conseguiu dormir profundamente, embora na iminência de ser morto no dia seguinte. Dez ou quinze anos antes, Pedro era um homem diferente.
Quando Jesus foi preso no meio da noite e levado à presença das autoridades civis e religiosas, a maior parte dos discípulos fugiu, aterrorizada. Para mérito de Pedro, ele seguiu o mestre até o pátio do sumo sacerdote. Ali, porém, perdeu a coragem. "Vão matá-lo — ponderou — e depois irão atrás de seus amigos. E melhor eu começar a fingir." Então, temendo por sua vida, apesar de não haver sido ameaçado, tentou, sem sucesso, mudar o sotaque e convencer os criados de que não possuía nenhuma ligação com Jesus.
Cristo sabia que Pedro iria negá-lo. Sabia também que Pedro, o covarde, pelo poder do poderoso Deus, iria se tornar Pedro, a rocha, o primeiro grande líder da Igreja cristã (Mt 16.18-19).
"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos" (Lucas 22.31-32).
Depois da crucificação, Pedro era um homem destruído. Não podia reconstruir as coisas por si mesmo. Só o poder de Deus era capaz de transformá-lo. Foi o que aconteceu, como vemos em todo o livro de Atos.
Enquanto eu estudava o poder de Deus na vida das pessoas, fui convencido, mais uma vez, de que Deus opera, quando quer, na vida de quem Ele deseja transformar. Lembrei a mim mesmo de que estes fatos ocorreram na História, não na mitologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimidade Gerando Identidade

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor

Quem é Deus no seu namoro?