O Propósito de Deus para o Homem

Nada há mais formoso do que a liberdade com que fo­mos criados por Deus. No entanto, cada criatura, por mais preciosa, importante ou poderosa que seja, tem suas limitações. As aves, que voam com tanta liberdade, sen­tindo-se donas dos céus e que, com diligência, trabalham em seus ninhos para seus filhotes, dependem completa­mente de Deus, uma vez que Ele mesmo é quem as alimenta. As laboriosas abelhas, que fazem belos favos de mel, possuem esta habilidade porque foi Deus quem as capacitou para fazê-los. O mesmo sucede com cada criatura do universo que, cedo ou tarde, compreende suas limitações.
Mas em relação ao homem, Deus declarou:
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gn. 1:26-27).
O homem diferencia-se do resto da criação porque Deus o dotou de liberdade para que desfrutasse da plena felicidade. Entre os diversos frutos que podiam alimen­tar o homem, estavam a árvore da sabedoria e a árvore da vida. Mas Deus quis certificar-se de que o homem usaria corretamente a liberdade que lhe havia outorga­do, e determinou que no meio do jardim estivesse uma árvore que serviria para provar sua fidelidade para com Deus: a árvore do conhecimento do bem e do mal. La­mentavelmente, o homem escolheu o caminho errado e isto trouxe conseqüências funestas para a raça humana e para toda a criação.
O homem perdeu tudo por causa do pecado, pois fa­zendo uso de seu livre-arbítrio, preferiu rebelar-se contra Deus, escolhendo fazer sua vontade e traçar seus próprios caminhos. Salomão disse:
"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Pv. 14:12).
E Paulo ensinou:
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram" (Rm. 5:12).
A primeira reação do homem depois de pecar foi bus­car desculpas para calar a voz de sua consciência. Desde então, Deus o tem buscado sem cessar, para que todo aquele que se aproximar dEle, através de Jesus Cristo, tenha a vida eterna e não venha à condenação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimidade Gerando Identidade

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor

Quem é Deus no seu namoro?