A Seiva Celestial

   Já vimos que devemos nos firmar junto às águas, na Fonte inesgotável. Então, o que iremos absorver de Deus? A raiz absorve do solo a seiva bruta. Qual é então, a nossa seiva pela Palavra do Pai?
   A nossa seiva é a graça de Deus (I Pe 5.5). Ele dá graça aos humildes (Tg 4.6). Ela é o nutriente absorvido pela nossa humildade e dependência, gerada pelo prazer, o qual é a nossa raiz.
   Estar humilhado é estar reconhecendo a necessidade de ser dependente. A humildade será também uma conseqüência do prazer.
   Não há seiva melhor. A graça de Deus é indescritível, é maravilhoso e é esplêndida. A graça de Deus salva, firma e capacita o homem. Deus nos concede a Sua graça quando dependemos totalmente dEle humilhando-nos em Sua presença.
   Foi a graça salvadora de Deus que cuidou do nosso passado, que nos sustenta no presente e que nos faz sonhar com um bom futuro. Ela nos tirou do lamaçal do pecado e nos trouxe para a luz de Jesus.
   A graça de Deus não somente nos liberta da penalidade do pecado, mas também nos liberta do poder e da influencia dele. Ela nos preserva todos os dias. Que seiva maravilhosa e incomparável nós absorvemos!
   Esta graça nos basta. Com ela suportamos tudo, poderemos descansar e esperar em Deus, obedecendo à Palavra dEle, orando em fé e vendo, sempre que precisarmos, a solução para os nossos problemas chegar e funcionar. Ela é o favor de Deus para os seus filhos.
   Há uma mentira, a qual diz que é difícil ser filho de Deus e é difícil agradar ao Pai em tudo, enganando os jovens cristãos nas igrejas. Isto é falso, engano do inferno. Deus não nos manda fazer nada que não possamos, e nos capacita com Sua poderosa graça para tornar fácil a tarefa prazerosa de obedecer a Ele “Os mandamentos de Deus não são penosos” (I Jo 5.3).
   Jesus foi um ser humano como eu e você somos. Ele foi tentado como nós somos hoje (Hb 4.15). Mas, em nenhum lugar da Bíblia você vai ver o que Jesus falou, pensou ou disse a alguém que foi difícil viver sem pecar, que era duro demais ser o Filho de Deus e expressar a santidade divina.
   Pelo contrário, Jesus vivia cheio do Espírito Santo e por isso era fácil renunciar às vontades da Sua carne e obedecer ao Pai celestial. O único momento em que Ele viu que seria difícil agir foi quando teve que carregar os nossos pecados.
   Ele disse: “Meu Pai, se possível, afasta de Mim esse cálice” (Mt 26.39). Alguns pensam que Jesus disse isso porque era carpinteiro e deveria saber como sofreria ao ser preso numa cruz de madeira. Outros pensam que foi por medo de levar as chicotadas. Talvez essas coisas possam ter contribuído. Mas, a principal causa de Jesus ter dito isso foi porque iria carregar os nossos pecados e Se afastar espiritualmente de Deus. Em outras palavras, Ele estava dizendo: “Meu Pai, é tão difícil estar com pecado e longe de você, então se for possível, não me deixe beber o cálice amargo do pecado”.
   A nossa consciência e confissão devem ser como a de Jesus: que é difícil pecar e fácil obedecer ao Senhor, quando Ele é o nosso total prazer e dependência. Para pecar, nós temos que contrariar a natureza de santidade que recebemos no novo nascimento e “entrar na carne”. É difícil fazer isso, a não ser que para você já seja costume. Mas não deixe isso acontecer, viva cheio do Espírito (Ef 5.18-21), como um Filho de Deus livre do pecado. Caso já esteja acontecendo, se arrependa e saiba que nunca faltará graça no trono do Pai (Hb 4.16).
   Há uma graça disponível para nos fortificar a dizer não ao mundo e às concupiscências da nossa carne. Essa graça nos faz ser jovens criteriosos (Tt 2.6), que escolhem as opções certas para seguirem.
   Voltando ao exemplo da árvore, as partículas do solo constituem um substrato para a fixação das plantas, através da raiz. No reino de Deus há graça para nos manter firme, servindo ao Pai e Lhe agradando, vivendo pela fé e não deixando que a dúvida, incredulidade e preocupação nos derrotem.
   Devemos sempre estar convictos do solo Poderoso e Nutritivo no qual estamos firmados. O Maior está dentro de nós. Em Deus deve estar a nossa total dependência gerada pelo prazer que teremos por crer nEle e em buscá-Lo.
   A graça de Deus é multiforme. Ela aparece e age de várias formas a nosso favor. Temos diferentes dons pela Graça, para com eles podermos frutificar. “O nosso fruto servirá de alimento e a nossa folha de remédio” (Ez 47.12).
   Deus quer nos usar grandemente, mas tudo depende da nossa fixação e do quanto estamos absorvendo. Quanto mais firme a raiz estiver, mais seiva ela recebe.
   Fixe-se completamente em Deus, viva em santidade e cresça em comunhão com Ele, não se preocupe por coisa alguma, descanse no Senhor, aquiete-se, confie plenamente no Pai e saberá que Ele é Deus.
   A “seca” nestes últimos tempos será enorme no mundo, o “calor” sufocando as pessoas crescerá, mas nós somos chamados ainda como jovens para sermos árvores frondosas e darmos sombra, a qual significa o poder de Deus (Lc 1.35).
   Conheça a Palavra de Deus e você será saciado. Com isso, dará grande sombra e as nações correrão para você (Is 55.5).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intimidade Gerando Identidade

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor

Quem é Deus no seu namoro?